Desalojar de ideias #136
Não há muito tempo atrás queria ser chefe. Queria ser mesmo chefe de cozinha, queria inspirar pessoas a comerem melhor, a comerem bem e a comer do melhor. E melhor que tudo, queria ser eu a proporcionar-lhes esse momento. O momento em que se leva a pasta al dente à boca e queremos aquele prato e mais e mais.
Lembrei-me disto não por acaso. Hoje vi o filme Julia & Julie, filme que já andava para ver há não sei quantos anos e o livro que acabei por nunca comprar. E bem, para quem não viu o filme é sobre a vida da famosa cozinheiro Julia Childs e de uma jovem mullher que encontra nas receitas do seu livro a salvação para melhorar a sua vida e cozinhar mais e melhor.
Já fui essa jovem; não há muito tempo atrás cozinhar era o meu passatempo, era aquilo que mais alegria me dava. Extasiava-me só de pensar ir às compras e poder fazer mil e um repastos... Com o tempo, com a vida, com o trabalho, com as gatas, com a casa, com o curso, com as séries, com a ginástica... Os livros que acumulei, as receitas que já criei ficaram ali paradas. Tenho quase tudo o que preciso para a cozinha apenas me falta um robot. Lembro-me como se fosse hoje, em Viana, quando descobri uma loja que tinha a máquina de fazer pasta. Custou-me mais de cinquenta euros e naquela altura não trabalhava; comprei essa máquina e uma crepeira que já levou mais uso que muitos livros que tenho na estante.
Há coisas que não se tiram de nós, podem esmorecer mas nunca findam, nunca esmorecem. A cozinha até pode ter estado mais monotona nestes últimos tempos mas não quer dizer que me tenha esquecido de como usá-la. Continua a não haver nada que me empolgue mais do que saber que vou ter gente para jantar e tenho que fazer uma receita fantástica - mas que sirva a toda a gente. E este, c@r@s, é o grande motivo pelo qual às vezes descemos de nível. Quando moramos com alguém que não consegue degustar coisas que vão ao limite daquilo que é conhecido e básico, e até essas às vezes... No entanto não me vou deixar abater por limites degustativos.
Está na hora de fazer uma nova visita ao Sr Jamie Oliver e às Blue Cookings que estão a ganhar pó.